O que é seguro de vida? Essa é uma pergunta que dificilmente sai da cabeça de quem escuta esse termo pela primeira vez, e se não for respondida corretamente pode gerar as mais diversas dúvidas e até mesmo uma certa aversão. Mas você sabia que se trata de algo criado para te ajudar e, muito além disso, garantir o bem-estar de seus familiares ou pessoas escolhidas por você no caso de um evento inesperado?
Continue a leitura desse post até o final e entenda por que esse assunto deve ser levado a sério.
Afinal, o que é seguro de vida?
Para entender o que é seguro de vida é preciso entender, antes, os tipos de seguros que existem.
O mercado está repleto de seguros voltados para imóveis e bem diversos, e também os voltados para pessoas, visando assegurá-las em caso de invalidez, por exemplo. E é dentro desse contexto que está o seguro de vida: um tipo de seguro de pessoas voltado para quem deseja se precaver e deixar seus entes assegurados caso venha a morrer.
Para muitos esse é justamente o motivo que o torna “estranho”, afinal ninguém gosta de viver pensando que pode morrer a qualquer momento, mas quando pensamos nos seus benefícios percebemos o quanto a escolha por esse tipo de seguro é assertiva.
Os benefícios do seguro de vida
Uma das maiores preocupações das pessoas, principalmente das que possuem menor renda, é deixar filhos e dependentes sem recursos financeiros caso venham a morrer inesperadamente, e o principal benefício desse tipo de seguro é justamente permitir que o segurado escolha um valor que deve ser usufruído após sua morte, seja ela natural ou por invalidez.
Além de saber o que é seguro de vida, agora você conhecerá outros de seus benefícios:
Possibilidade de escolha de valor
Ao contratar o seguro de vida, cabe ao contratante escolher o valor total que será pago de indenização aos seus beneficiários.
Escolha livre de beneficiários
Além disso, é possível escolher beneficiários que não sejam familiares, e fazer a substituição dos mesmos sempre que julgar necessário.
O seguro de vida não é visto como herança
Ele pode ser dividido da forma que o segurado achar melhor, e é completamente isento do Imposto de Renda.
Pode ser individual ou em grupo
O seguro de vida pode ser contratado tanto de forma individual quanto em grupo, sendo essa segunda modalidade adotada por empresas como benefício para seus funcionários.
Pode ganhar diversos complementos
Ao saber o que é seguro de vida, tenha em mente que ele não precisa cobrir somente o tipo de sinistro que citamos: o segurado também pode escolher receber indenizações em casos de doenças graves ou invalidez, por exemplo. Uma assistência funerária também pode ser contratada.
Trata-se de uma solução ideal para quem tem receio de deixar a família sem suporte financeiro, podendo ajudar nas despesas e nos estudos dos filhos, entre outras necessidades, mesmo depois que partir. Um assunto que, portanto, deveria ser abordado com mais frequência, considerando que imprevistos sempre ocorrem.
Agora que você já entendeu o que é seguro de vida e conheceu seus benefícios, que tal obter mais informações sobre ele? Entre em contato para conversar com nossa equipe e tirar qualquer dúvida que tenha surgido.