Apesar do brasileiro conviver com seguros há algum tempo, este é um assunto que ainda gera muitas dúvidas: SEGURO DE VIDA. Acompanhe aqui alguns dos mitos e verdades que rondam o seguro de vida e descubra porque ele é a melhor solução para cuidar do seu maior bem: a sua família.
MITOS E VERDADES
O SEGURO DE VIDA É CARO E SÓ PODE SER UTILIZADO EM CASO DE MORTE:
Mito. Muitas pessoas deixam de fazer um seguro de vida por acreditar que ele é caro, entretanto, as seguradoras oferecem uma variedade de planos e valores com o objetivo de atender as necessidades de cada perfil de cliente. Dependendo da cobertura contratada, é possível utilizar o valor da indenização em situações de incapacidade temporária, câncer, doenças terminais, despesas médicas e odontológica, entre outros casos.
O PREÇO DAS SEGURADORAS SÃO SEMELHANTES
Mito. Pode haver uma grande variação de preços entre uma empresa e outra, além dos benefícios e assistências oferecidas, portanto, para garantir um bom negócio é preciso fazer a cotação com, no mínimo, três seguradoras.
O SEGURO DE VIDA NÃO É SÓ PARA A MORTE
Verdade. O seguro de vida não é só para a morte – é também para a morte. Mas hoje em dia os Seguros de vida podem oferecer inúmeras coberturas, muitas das quais possibilitam o resgate dos recursos pelo titular ainda em vida.
Os Seguros de vida comumente trazem cobertura para outros eventos complicados, como invalidez temporária (que deixa o segurado um tempo sem trabalhar e, consequentemente, sem gerar renda) e invalidez permanente.
Seguros que oferecem cobertura para doenças graves ou para doenças terminais, por exemplo, permitem o resgate de uma dada quantia caso o segurado passe por uma dessas situações. Neste caso, ele pode usar o dinheiro como bem entender, como custear viagens para se tratar ou providenciar recursos que o deixem mais confortável.
O SEGURO DE VIDA DA SUA EMPRESA PODE NÃO SER SUFICIENTE
Verdade. É preciso verificar se ele realmente atende às suas necessidades. Podem faltar coberturas importantes e o valor delas pode ser baixo. O principal, no entanto, é ter em mente que, se você for demitido ou decidir sair do emprego, você perde o seguro de vida junto. E dependendo da sua idade e condição de saúde, fazer uma nova apólice pode sair caro, em comparação ao que seria caso o seguro tivesse sido feito mais cedo.
VOCÊ CONSEGUE FAZER UM SEGURO DE VIDA MESMO SE TIVER PROBLEMAS DE SAÚDE OU FUMAR
Verdade. Nesses casos você consegue sim fazer seguro. A dificuldade é que você pode não obter certas coberturas, ou algumas delas ficarão mais caras.
SOLTEIROS OU PESSOAS SEM DEPENDENTES TAMBÉM PRECISAM DE SEGURO DE VIDA
Verdade. Se você é solteiro e não ter filhos, mesmo assim pode ser uma boa ideia fazer um seguro de vida por dois motivos principais. Primeiro porque um seguro contra invalidez temporária ou permanente pode ser fundamental. Esta cobertura é comercializada isoladamente, mas também pode ser obtida em um seguro de vida.
Segundo, porque se você não pretende ser um solteiro convicto, se deseja se casar e talvez até ter filhos, você deve planejar isso desde já.
OS SEGUROS SÃO CUSTOMIZÁVEIS E PODEM RESGUARDAR EMPREENDEDORES
Verdade. Mesmo pessoas que têm boa renda e um grande patrimônio devem fazer seguro de vida. Os seguros de vida têm a facilidade de não entrarem em inventário, por exemplo, liberando recursos rapidamente para a família depois da morte do segurado.
SEGURO DE VIDA SÓ PAGA A INDENIZAÇÃO APÓS O FALECIMENTO DE QUEM CONTRATOU?
Mito. Muitas apólices permitem adiantar uma parte da indenização prevista no contrato.
APÓLICE DE VIDA SÓ É INTERESSANTE PARA PESSOAS MAIS VELHAS!
Mito. Imprevistos podem acontecer independentemente do momento da vida em que a pessoa se encontra e estar protegida faz muita diferença. Estar assegurado com uma cobertura que adianta uma parte da indenização em caso de doenças graves, é um exemplo disso.
Fato: De um dia pro outro o valor do seguro pode mudar
Esperamos que, de acordo com as necessidades de proteção da sua família, você entenda que, além da sua presença e do seu amor, o seguro de vida é um dos melhores benefícios que você pode deixar para sua família.